Sonho de Baleia

História para dormir

Aventura no Mundo dos Chapéus

Em uma cidade chamada Chapeutópolis, tudo, mas absolutamente tudo, era inspirado por chapéus! Os prédios tinham formato de chapéus, as árvores usavam pequenos chapéus nas folhas, e até os animais adoravam se enfeitar com eles.

Certa noite, o pequeno Coelho Pompom, que adorava coletar chapéus curiosos, encontrou um mapa encantado no sótão da sua vovó. O mapa, feito de lã mágica, levava a um lugar secreto no mundo dos sonhos chamado 'O Jardim dos Chapéus Perdidos'. Repleto de entusiasmo, Pompom decidiu seguir o mapa e viver uma aventura noturna.

Equipado com seu boné da sorte, Pompom pulou de sonho em sonho até atravessar uma nuvem fofa que lembrava algodão doce. Lá, ele encontrou um amigo inusitado, o Velho Gorro, um sábio chapéu de tricô que conhecia todas as histórias daquele mundo encantado.

'Pompom, você está prestes a entrar no Jardim dos Chapéus Perdidos!', disse o Velho Gorro com uma voz suave. 'Lá, os chapéus ganham vida e dançam sob a lua cheia.'

Chegando ao jardim, dançando ao som de melodias mágicas, Pompom conheceu chapéus de todas as formas e cores possíveis: cartolas que faziam acrobacias, boinas que cantavam canções antigas e turbantes que rodopiavam como piões.

Pompom se divertiu tanto que mal notou quando a lua começou a se despedir. O Velho Gorro avisou: 'Acorde, pequeno coelho, pois o sol está nascendo em Chapeutópolis!'

Assim, Pompom voltou suavemente ao seu sono, levado por um vento carinhoso. Na manhã seguinte, ao abrir os olhos, Pompom encontrou um pequeno gorro sobre a cabeceira da sua cama, deixando-lhe a certeza de que a aventura mágica não fora apenas um sonho.

Assim, Pompom continuou a explorar o mundo, coletando novas histórias e chapéus para compartilhar com seus amigos, ansioso pela próxima noite mágica no Mundo dos Chapéus.

05/01/2026 — Maria Emília

Outras histórias para dormir